A Síndrome do Tunel do Carpo é a compressão do nervo mediano a nível do punho, esta patologia é mais comum em mulheres após os 40 anos de idade com algumas comorbidades como Diabetes Mellitus, aumento do colesterol no sangue, doenças da tireóide, além disso associa-se a menopausa e herança familiar.
Os principais sintomas da Síndrome do túnel do carpo são formigamento na ponta dos dedos, pior no período noturno, dor no punho, queda de objetos da mão e por fim atrofia da musculatura na mão.
O diagnostico da Síndrome do Tunel do Carpo é realizada principalmente pela história clínica e através do exame fisico, porem existem exames complementares que ajudam no fechamento do diagnóstico, como a Ultrassonografia e a Eletroneuromiografia.
O Tratamento da Síndrome do Tunel do Carpo é realizada em casos leves a moderados com uso de hortenses noturnas, e antiinflamatórios hormonais, porém em casos mais graves e com pouca resposta ao tratamento clínico, é necessário a cirurgia para descompressão do túnel do carpo.
O tratamento para Síndrome do Tunel do Carpo deve ser avaliado e tratado por especialista em Cirurgia da mão.