O especialista em cirurgia da mão e microcirurgia tem uma formação aprofundada e focada não apenas nas articulações das mãos, punho e antebraço mas também em todo membro superior e inferior, pois precisamos realizar as reconstruções dos membros e oferecer os tratamentos mais adequados e modernos do momento.
O avanço da Medicina provoca a multiplicação de conhecimento em ritmo cada vez mais acelerado. Uma consequência desse processo é que seria impossível para um único médico ter todo conhecimento necessário para atuar em todas as áreas. Por isso ocorre a especialização. A Ortopedia faz parte desse contexto, e novos conceitos, tratamentos, técnicas surgem constantemente, com grande benefício para os cuidados de saúde de todos nós. Não é possível para um único médico dominar todas as técnicas e estar atualizado com o que há de mais moderno em toda a Ortopedia. Por isso, ocorre a subespecialização em áreas como Mão e Microcirurgia Reconstrutiva, Joelho, Coluna, Quadril, Ombro e Cotovelo, Pé e Tornozelo e Ortopedia Infantil.
No Brasil, o médico se forma após 6 anos de Faculdade. Após isso, a especialização em Ortopedia requer Residência Médica de 3 anos.
Após a residência, é possível ser aprovado em uma prova para obter o Título de Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, organizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Essa formação o capacita para os cuidados clínicos e cirúrgicos de lesões e doenças ortopédicas em todo o corpo, em adultos e crianças.
Após o Título em Ortopedia, o médico pode decidir por continuar sua formação por no mínimo mais dois anos e realizar uma nova residência médica de Cirurgia da mão e Microcirurgia, consiste no estudo aprofundado de todos as patologias da mão e do punho e reconstruções dos membros como um todo, por este motivo o tempo de estudo é o dobro de outras especializações como joelho e ombro.
Em seguida, o médico participa de um processo seletivo para ser admitido na Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão e Microcirurgia.